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Eu não me canso de escrever sobre precificação e acredito que você deseja ardentemente meios que proporcionem condições claras, seguras e práticas para colocá-la em ação. Transforme este sonho em realidade antes que ele se torne um pesadelo.
 
A assertividade na definição do preço é a base para construir um empreendimento de empregos bem remunerados, serviços de qualidade, clientes satisfeitos e investidores felizes. Talvez fosse necessária uma cadeira específica de precificação nas universidades, para que a definição do preço justo (aquele que serve para o cliente e rende lucro ao vendedor) seja uma missão agradável. É sabido que o processo de etiquetar mercadorias ou serviços precede de estudo detalhado do mercado, dos valores percebidos pelos clientes e dos diversos custos, pois é o momento que permite incluir o lucro.
 
Tomemos como exemplo o investidor no ramo da contabilidade. Para chegar à condição de empresário ele teve de investir ao menos quatro anos nos bancos de uma universidade e outros tantos como empregado para conhecer os serviços na prática. A pergunta é: neste percurso, quanto tempo ele dedicou para compreender a metodologia de definir o preço de venda? Colocar um produto no mercado depende basicamente do cumprimento das seguintes etapas, não exatamente nesta ordem: conquistar o cliente (comercial), fabricar o produto ou serviço (produção), definir o preço e gerir o negócio (administração/financeiro).
 
Para a área comercial normalmente contratam-se e qualificam-se profissionais para o bom desempenho da função. Se a empresa ainda não apresenta condições de contratá-los, um dos sócios, após alguns treinamentos, ocupa-se da função. O mesmo acontece na produção, no financeiro e na administração. Mas quem é que define o preço? Qual é o treinamento que esta pessoa recebeu? Há métodos seguros e o lucro é conhecido?
 
É sabido que se o critério da precificação for inseguro, ainda que todos os demais setores atuarem bem, a empresa poderá enfrentar sérios problemas para manter-se competitiva. A dificuldade não aparece somente quando o vendedor comercializa os produtos ou serviços por preços aviltantes, pois o contrário também impossibilita negócios. Preços sem base segura provocam noites mal dormidas e até pesadelos que se estendem durante o dia, semanas, meses, anos e, em casos mais graves, a vida toda de empresário. A boa notícia é que o pesadelo pode acabar de uma hora para outra: basta desistir de ser empresário. Adeus, noites mal dormidas e preocupações com preço.
 
Aprender a precificar é outra maneira de colocar fim aos intermináveis pesadelos. Para tanto é preciso conhecer metodologias de precificação e custeio dos produtos e serviços para identificar e eleger aquela que melhor se adequa à sua realidade. Participar constantemente de encontros com outros empresários para trocar informações garante o estudo contínuo e, portanto, o conhecimento de novas ferramentas que trarão segurança e garantia de preços justos.
 
Nos últimos três anos, seminários e cursos de precificação que tiveram início no Paraná se espalharam para todo o país, o que é um privilégio e deve ser assim entendido pelos empresários contábeis. Em fevereiro mais um encontro será promovido pelo Sescap/PR em Curitiba (http://sescap-pr.org.br/meetingempresarial/), que contará com o painel Precificação dos Serviços Contábeis. Estes eventos reúnem empresários preocupadíssimos com o destino dos seus negócios, pois chorar pelo leite derramado é inútil. Basta ver a reação dos taxistas depois da entrada do Uber.
 
Sonhar é bom, não realizar é um tormento. Conhecer os métodos da precificação transforma a aparente dificuldade numa tarefa como qualquer outra, mas com a grande satisfação de saber o que está sendo feito. 

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